aNselmU não para e desta vez fala sobre Interatividade

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Em pleno século XXI é notório o avanço das novas tecnologias e novos meios de comunicação, bem como a expansão do acesso à internet e de novas plataformas informáticas é essencial saber como interagir de uma maneira correta com este novo mundo.



Aqui surge o conceito de INTERATIVIDADE que resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas tecnologias da informação e da comunicação. 
A INTERATIVIDADE é de fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam com a interação homem-máquina e homem-homem via computador.

Infelizmente, tal conceito tem recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces.

AJUDA DO aNselmU

Aqui no nosso blogue gostamos de te ajudar em tudo o que sabemos acerca destes temas informáticos. Vamos deixar aqui os vários tipos e níveis de interatividade.

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Na relação Homem-máquina podem ser identificados os níveis de interatividade:




Reativa: O utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. O sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.

Coativa: O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.

Pró-ativa: O utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do conteúdo.

Tipos de interatividade:

Linear: O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à precedente.

De suporte: O utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho através de mensagens.

Hierárquica: O utilizador navega no sistema através de um conjunto predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto. 

Sobre objetos: O utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro dispositivo apontador para obter respostas do sistema.

Reflexiva: O sistema efetua perguntas que o utilizador responde. O sistema armazena as respostas dadas pelos diferentes utilizadores, permitindo que estas sejam visíveis por todos.

De hiperligação: O sistema define as ligações necessárias para garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente flexível.
De atualização: A aplicação pode apresentar um problema que o utilizador tem de resolver. A análise da resposta origina um feedback que consiste na atualização da aplicação.

Construtiva: O utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações para que a tarefa seja concluída. O sistema fornece um feedback quando o utilizador não é capaz de terminar a tarefa com sucesso.

aNselmu ABORDA MAIS CONCEITOS:

REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (vídeo relacionado: https://www.youtube.com/watch?v=FcQaknxVPjM)

Já que hoje vos vimos falar de interatividade e de tudo que esta, queríamos falar de duas tecnologias que têm crescido imenso com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado. Estas são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Embora possam, por vezes, ser confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes propósitos.

REALIDADE VIRTUAL 


A realidade virtual é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.

A realidade virtual é possível através de uma linguagem conhecida como VRML (Virtual Reality Modeling Language) que pode ser utilizada para criar imagens e objetos com os quais é possível interagir.




Resultado de imagem para realidade aumentada
REALIDADE AUMENTADA
Por outro lado, a realidade aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.

A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.



Esperamos que tenham gostado deste novo tema que trouxemos ao blogue e fica com o aNselmU para mais temas espetaculares. Até à próxima!!



Webgrafia: https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/

https://solucoesinterativas.weebly.com/niacuteveis-e-tipos-de-interatividade.html

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