Em pleno século XXI é notório o
avanço das novas tecnologias e novos meios de comunicação, bem como a expansão
do acesso à internet e de novas plataformas informáticas é essencial saber como
interagir de uma maneira correta com este novo mundo.
Aqui surge o conceito de INTERATIVIDADE
que resume, de certa forma, tudo o que de diferente é atribuído às novas
tecnologias da informação e da comunicação.
A INTERATIVIDADE é de
fundamental importância para o estudo da comunicação mediada por computador, da
educação à distância, da engenharia de software e de todas as áreas que lidam
com a interação homem-máquina e homem-homem via computador.
Infelizmente, tal conceito tem
recebido as mais diversas definições, onde muitas delas têm, na verdade, mais
confundido e prejudicado a pesquisa e o desenvolvimento de interfaces.
AJUDA DO aNselmU
Aqui no nosso blogue gostamos de te ajudar em tudo o que sabemos acerca destes temas informáticos. Vamos deixar aqui os vários tipos e níveis de interatividade.
Reativa: O utilizador tem um controlo limitado sobre o conteúdo do ambiente virtual. O sistema controla o desenrolar da ação dos utilizadores.
Coativa: O utilizador tem o controlo da sequência, do ritmo e do
estilo das ações desenvolvidas sobre o conteúdo do ambiente virtual.
Pró-ativa: O utilizador controla dinamicamente o desenvolvimento do
conteúdo.
Tipos de interatividade:
Linear: O utilizador pode definir o sentido da sequência das ações
desenvolvidas no ambiente virtual, mas apenas acedendo à seguinte ou à
precedente.
De suporte: O utilizador recebe do sistema apoio sobre o seu desempenho
através de mensagens.
Hierárquica: O utilizador navega no sistema através de um conjunto
predefinido de opções, podendo selecionar um trajeto.
Sobre objetos: O utilizador ativa objetos usando o rato ou um outro
dispositivo apontador para obter respostas do sistema.
Reflexiva: O sistema efetua perguntas que o utilizador responde. O
sistema armazena as respostas dadas pelos diferentes utilizadores, permitindo
que estas sejam visíveis por todos.
De hiperligação: O sistema define as ligações necessárias para
garantir que o acesso aos seus elementos, por parte do utilizador, seja
assegurado por todos os trajetos possíveis ou relevantes, criando um ambiente
flexível.
De atualização: A aplicação pode apresentar um problema que o
utilizador tem de resolver. A análise da resposta origina um feedback que
consiste na atualização da aplicação.
Construtiva: O utilizador tem de seguir uma sequência correta de ações
para que a tarefa seja concluída. O sistema fornece um feedback quando o
utilizador não é capaz de terminar a tarefa com sucesso.
aNselmu ABORDA MAIS CONCEITOS:
REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA (vídeo relacionado: https://www.youtube.com/watch?v=FcQaknxVPjM)
Já que hoje vos vimos falar de interatividade
e de tudo que esta, queríamos falar de duas tecnologias que têm crescido imenso
com cada vez mais adeptos e mais produtos inovadores a entrar no mercado. Estas
são a Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Embora possam, por vezes, ser
confundidas, são tecnologias distintas muito diferentes e com diferentes
propósitos.
REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual é uma simulação artificial, gerada por computador ou recreação de um ambiente ou situação real da vida. Esta submete o utilizador a uma experiência imersiva, fazendo com que este sinta a experiência na primeira pessoa, através da estimulação visual e auditiva do dispositivo, sentindo-se mais perto da realidade.
A realidade virtual é possível através de uma linguagem conhecida como VRML (Virtual Reality Modeling Language) que pode ser utilizada para criar imagens e objetos com os quais é possível interagir.
Por outro lado, a realidade
aumentada é uma tecnologia que cria camadas invisíveis geradas por
software sobre superfícies ou objetos existentes no mundo real, permitindo
torná-la mais significativa e permitindo a interação com a mesma.
A tecnologia AR está em rápido crescimento e grandes empresas da indústria tecnológica já a estão a utilizar para criação de novas ferramentas que permitem ao utilizador obter informações melhoradas sobre o que está a ver. Por exemplo, com recurso a uma câmara de smartphone, é possível fazer medições virtuais, ler uma sala e gerir a disposição de móveis, entre outros, mas a AR tem ainda muito para crescer, como a integração desta tecnologia nas ciências e medicina.
Esperamos que tenham gostado deste novo tema que trouxemos ao blogue e fica com o aNselmU para mais temas espetaculares. Até à próxima!!
Webgrafia: https://pplware.sapo.pt/multimedia-2/realidade-virtual-vs-realidade-aumentada-descubra-as-diferencas/
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