aNselmU e os Modelos de Cor

Resultado de imagem para imagem digital
Continuando no tema da publicação anterior, a COR, iremos abordar os diferentes modelos de cor, que são necessários para os sistemas gráficos reproduzirem as cores, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor.

MODELOS DE COR
Os modelos de cor fornecem métodos que permitem especificar uma determinada cor, quando se utiliza um sistema de coordenadas para determinar os componentes do modelo de cor, está-se a criar o seu espaço de cor.
Vários modelos de cor são, por exemplo:

Modelo RGB

×          Modelo aditivo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias: vermelha (Red), verde (Green) e azul (Blue).
×          As cores primárias de um modelo são cores que não resultam da mistura de nenhuma outra cor.
×          Qualquer cor no sistema digital é representada por um conjunto de valores numéricos.
×          A cor branca corresponde à representação simultânea das três cores primárias (1,1,1), enquanto a cor preta corresponde à ausência das cores (0,0,0).


Modelo CMYK  

×          Um modelo constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentada a cor preta.
×          O modelo CMY é um modelo subtrativo, descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano (Cyan), magenta (Magenta) e amarelo (Yellow). A cor preta foi adicionada ao modelo por ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo à mistura de cores.
×          O modelo CMY baseia-se na forma como a natureza cria as suas cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros.
×          As cores primárias do modelo CMY são as cores secundárias do modelo RGB e as cores primárias de RGB são as cores secundárias de CMY. 


Modelo HSV  

×          Definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor.
×          A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação e luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
×          A saturação indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma cor saturada ou pura não contém a cor preta nem a branca, exprimindo-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor traduz a luminosidade ou o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de luz que a mesma contém.
×          O termo luminosidade está relacionado com a luz reflectida, enquanto o termo brilho está relacionado com a luz emitida. Em termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%.


Modelo YUV  

×          Criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão.
×          Permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB.
×          Permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
×          O modelo YUV guarda a informação da luminosidade separada da informação de cor.

É importante também fazer referência aos diversos elementos constituintes da IMAGEM e da COR:

PIXEL

Pixel é o menor elemento num dispositivo de exibição, ao qual é possível atribuir-se uma cor. Um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels forma a imagem inteira.


RESOLUÇÃO

A resolução de imagem descreve o nível de detalhe que uma imagem comporta. O termo aplica-se igualmente a imagens digitais, imagens em filme e outros tipos de imagem. Quanto mais alta a resolução da imagem, maior é o detalhe da mesma.
A resolução de imagem pode ser medida de várias formas. Basicamente, a resolução quantifica quão próximas as linhas podem ficar umas das outras e ainda assim serem visivelmente determinadas.


PROFUNDIDADE DA COR

A profundidade da cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel, particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.


TAMANHO DA IMAGEM

O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem, medido em kilobytes (K), megabytes (MB) ou gigabytes (GB). O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem, e quanto maior o tamanho mais espaço em disco exigem e podem ser mais lentas na edição e impressão.

Outros fatores que afetam o tamanho do arquivo são: o formato do arquivo, a profundidade de bits de cores e o número de camadas e canais em uma imagem afetam o tamanho do arquivo.

Comentários